domingo, 13 de junho de 2010

O Ensino da Decifração

“O ensino da decifração assenta no treino da consciência fonológica e na aprendizagem da correspondência som/grafema que preside à escrita alfabética da língua portuguesa” (Sim-Sim, Inês, 2007).
“Aprender a decifrar significa percorrer um caminho de apropriação de estratégias que requerem um ensino explícito, consistente e sistematizado por parte de quem ensina”(Sim-Sim, Inês, 2009).
Actividades desenvolvidas:

- Leitura da história “ O rato e a doninha” através de uma apresentação em PowerPoint;

- Identificação de palavras com os dígrafos nh e lh e com os fonemas p e t;
- Realização de actividades de “Caça ao erro”, de descoberta de palavras com os dígrafos nh e lh em revistas, e actividades de aperfeiçoamento da escrita, pelos alunos do 4.º ano de escolaridade;
- Concretização da actividade “Partir as palavras…” (palavras da história apresentada), de identificação dos fonemas p e t nas palavras e realização de um jogo de dominó de imagens e palavras com os mesmos fonemas, pelos alunos do 1.º ano.







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