domingo, 13 de junho de 2010

A emergência da literacia e a relação com a educação pré-escolar

Como nesta esta turma estão inseridos três alunos do 1.º ano, esta actividade pretendeu proporcionar-lhes a tomada de consciência das relações essenciais entre a língua falada e a linguagem escrita, assim como, privilegiar a compreensão da funcionalidade da linguagem escrita. E também aferir as concepções precoces que elas possuem acerca da linguagem escrita, ou seja, a sua literacia emergente, pois estas têm de ser tidas em conta na organização do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.

Actividades desenvolvidas:
- Apresentação de imagens do quotidiano, em PowerPoint;













- Descoberta e leitura pelos alunos do 4.º ano do “modo de preparação” da gelatina;
- Trabalho de grupo para a preparação da gelatina.















- Escrita de um convite em grande grupo, no quadro e posteriormente em papel, para turma 2 da escola;



- Registo, individual, através de desenho da funcionalidade da leitura e da escrita;

Sem comentários:

Enviar um comentário