Como nesta esta turma estão inseridos três alunos do 1.º ano, esta actividade pretendeu proporcionar-lhes a tomada de consciência das relações essenciais entre a língua falada e a linguagem escrita, assim como, privilegiar a compreensão da funcionalidade da linguagem escrita. E também aferir as concepções precoces que elas possuem acerca da linguagem escrita, ou seja, a sua literacia emergente, pois estas têm de ser tidas em conta na organização do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
Actividades desenvolvidas:
- Apresentação de imagens do quotidiano, em PowerPoint;


- Descoberta e leitura pelos alunos do 4.º ano do “modo de preparação” da gelatina;
- Trabalho de grupo para a preparação da gelatina.
- Trabalho de grupo para a preparação da gelatina.


- Escrita de um convite em grande grupo, no quadro e posteriormente em pa
pel, para turma 2 da escola;

- Registo, individual, através de desenho da funcionalidade da leitura e da escrita;
Sem comentários:
Enviar um comentário