domingo, 13 de junho de 2010

O Ensino da Ortografia

Como sabemos a descoberta do princípio alfabético e a capacidade de representar cada um desses sons pelas letras não esgotam o percurso de aprendizagem da forma escrita das palavras, isso, deve-se a dois factores: à complexidade das relações som/grafema (não há uma correspondência biunívoca) e à existência de uma forma ortográfica única que pode ser comum a diferentes pronúncias da palavras.
A reflexão do próprio aluno sobre a forma como as palavras se escrevem desempenha um papel importante na aprendizagem.
A análise das incorrecções ortográficas permite tomar consciência do tipo de dificuldades encontradas pelos alunos e delinear estratégias com vista a sua superação.
O professor deverá ter a preocupação de analisar as incorrecções ortográficas do aluno, tendo em conta não apenas o produto escrito, mas também o processo que ele terá seguido para optar por escrever daquela forma e não de outra.

Actividades desenvolvidas:

- Realização pelos alunos do 4.º ano de escolaridade de um ditado, a pares, dos primeiros parágrafos da história;
- Correcção, individual, das incorrecções ortográficas, através do registo na grelha “Análise das incorrecções ortográficas”;
- Diálogo e análise, com os alunos, sobre as incorrecções mais frequentes;





- Realização de um jogo tipo “Jogo da Glória”envolvendo: leitura, escrita, divisão silábica, ordenação de sílabas e preenchimento de lacunas em palavras, pelos alunos do 1.º ano de escolaridade.



Sem comentários:

Enviar um comentário